Jornal Cordovense
Jornal Online da Fregesia de Monte Córdova
Pesquisa

DÍVIDA DA CÂMARA DE SANTO TIRSO CAI 9%
Por Luisfilipe Maia C.p.n-1393 (Administrador do Jornal), em 2015/04/241213 leram | 0 comentários | 966 gostam
O executivo municipal liderado por Joaquim Couto, aprovou ontem, 23 de abril, em reunião ordinária pública, as contas referentes ao primeiro exercício de gestão da inteira responsabilidade da maioria socialista.
No relatório de gestão de 2014, que o executivo levou a reunião de câmara, é de salientar uma queda da dívida global do Município de Santo Tirso, de cerca de nove por cento, quando comparada com a do ano de 2012, fixando-se em 2014 nos 31,8 milhões de euros. Joaquim Couto explicou que “para os resultados obtidos no exercício de 2014, contribuiu em grande parte a redução da dívida de curto prazo que passou de cerca de 12 milhões em 2013 para 9,3 milhões em 2014, representando uma descida de 23 por cento”. Acrescentando ainda que “a performance só não é ainda mais favorável porque no passivo do Município se encontra incorporada parte da dívida dos Serviços Municipalizados de Água, Eletricidade e Saneamento, no valor de cerca de 700 mil euros, e ainda o montante comprometido a favor do Fundo de Apoio Municipal, na ordem dos 1,7 milhões de euros, verba que o Município de Santo Tirso vai contestar judicialmente.”
A nível de poupança, as contas aprovadas atestam um aumento da poupança corrente do Município em 28 por cento, em comparação com o ano anterior, na ordem dos 5,9 milhões de euros. Por outro lado, a despesa corrente ficou praticamente inalterada. A pouco significativa subida está relacionada com a assunção das responsabilidades decorrentes da extinção dos SMAES. Ainda assim, a despesa total do Município caiu 9,4 por cento. No que diz respeito a prazos de pagamentos, o executivo municipal, de maioria socialista, salientou ainda a diminuição do prazo médio de pagamento de 145 para 76 dias em relação ao exercício anterior.
A nível de apoios, esta reunião do executivo camarário serviu para aprovar a atribuição de um subsídio à junta de freguesia da União das freguesias de Carreira, Refojos e Riba d’Ave para obras de requalificação do edifício dos balneários da zona desportiva de Refojos, bem como a atribuição de ajuda financeira a três instituições culturais: Associação Tuna Musical de Rebordões; Escola de Música S. Martinho do Campo e Grupo Coral das Aves. No conjunto foram atribuídos cerca de 35.000 euros.
Na reunião de ontem foi ainda aprovada a doação de um conjunto de obras de arte da autoria do escultor Alberto Carneiro à Câmara Municipal, constituído por 10 esculturas e 50 desenhos.
O Instituto Nun’Álvres, localizado na União de freguesias de Areias, Sequeirô, Lamas e Palmeira, foi o local escolhido para realizar a primeira reunião pública descentralizada do executivo municipal em 2015. No período prévio à ordem do dia, Joaquim Couto lembrou a importância não só de continuar a descentralizar o poder municipal, como também a relevância que ações como estas têm para aproximar os jovens da política.
 
As propostas 1,2, 6, 8, 9, 10,11, 12, da Ordem do Dia da reunião de ontem foram aprovadas por unanimidade. Já as propostas 3,4, 5, 7, e 13 a-) e 13 b-) foram aprovadas por maioria.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe